quarta-feira, 17 de junho de 2009

Treinamento Censo Escolar 2009 (EDUCACENSO)

Terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de junho de 2009, a 6ª CRE promoveu um treinamento com representantes de escolas e Secretarias Municipais de Educação. O treinamento acontece no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), na Rua Marechal Floriano (junto ao Sine). As escolas da rede privada que não compareceram no dia em que foram convocadas devem entrar em contato urgente com a Coordenadoria pelo telefone (51) 3715 1888.

A coleta de dados do Censo Escolar 2009 (Educacenso) nas redes de ensino municipal, esta¬dual e particular já começou no Vale do Rio Pardo. O cadastro preenchido por diretores ou responsáveis pelo sistema educa¬cional informatizado de escolas deve ser feito via internet (www. educacenso.inep.gov.br) até o dia 31 de agosto.

O Censo Escolar colhe anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as etapas e níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). Para o censo são coletados dados individualizados de alunos, professores, turmas e escolas. Isso garante melhor levantamento e segurança dos dados e na distribuição dos recursos, que têm como base de cálculo o número de alunos efetivamente matriculados.

"O Educacenso serve como base para programas do governo como Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático, transporte escolar e merenda escolar", destaca a responsável pelo Censo na 6ª CRE, Deise Pedroso. As informações sobre o aproveitamento de cada estudante também são coletadas pelo sistema.

"As escolas informam também sobre o desempenho dos alunos - se passou de ano, se foi reprovado, se abandonou os estudos ou se mudou de escola. Esses dados são utilizados para o cálculo do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação brasileira e base para todas as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)", explica Deise.
A previsão é de que, até o fim de novembro, os dados finais do Censo Escblar de todos os educandários do Brasil sejam divulgados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos. A partir de agora, a pesquisa inclui nome, idade, endereço e filiação do estudante, além de informações sobre rendimento escolar e necessidades educacionais especiais, como participação no Bolsa-Família e uso do transporte escolar.

Nenhum comentário: